5 frutas obrigatórias para qualquer dieta saudável

Quando pensamos em alimentação saudável, qual o primeiro tipo de alimento que nos vem à mente? As frutas são sinônimo de qualidade nutricional e alimentação completa, por serem fonte riquíssima de vitaminas e minerais variados, ainda fornecendo boas quantidades de fibra alimentar e, em alguns casos, água. Mas com tantas opções de frutas no mercado, quais são aquelas que são indispensáveis para uma alimentação saudável? Confira com a gente!

 Frutas Uvasuvas

A uva é um dos alimentos mais importantes na história humana. As espécies de coloração roxa ou avermelhada são as mais interessantes para compor nossa dieta, pois além de serem ricas em vitaminas, água e minerais, elas são fonte de um composto nutricional muito procurado e estudado por profissionais da saúde: o resveratrol. Esta substância, encontrada na casca das uvas roxas e avermelhadas, possui ação antioxidante, agindo diretamente no controle do colesterol, triglicérides e glicemia sanguínea. A presença do resveratrol em sua composição permite que a uva seja classificada como um alimento funcional, e sua concentração é ainda maior em sucos naturais e taças de vinho.

mamãoMamão

Outra fruta obrigatória para uma alimentação saudável é o mamão. Além de apresentar cerca de 80% de água em sua composição, tornando-se uma importante aliada para a hidratação humana, o mamão é uma das fontes mais ricas de fibra alimentar da nossa dieta. As fibras agem diretamente no peristaltismo intestinal, melhorando o funcionamento do trato gastrointestinal, além de terem também papel importante no controle da glicemia e colesterol sanguíneos.

laranjaLaranja

É muito comum ouvir que um copo de suco de laranja por dia é sinônimo de saúde. Contudo, por que esta fruta é tão valorizada por profissionais da saúde? A laranja é uma das nossas maiores fontes de vitamina C, substância que age no fortalecimento do nosso sistema imunológico, ajuda na manutenção de ossos e dentes, é coadjuvante no aumento da absorção de ferro por nosso organismo e ainda age como um antioxidante natural, protegendo nossas células e órgãos de radicais livres. Além da poderosa vitamina C, a laranja também é excelente fonte de fibras alimentares, encontradas especialmente na sua região de coloração branca (chamada também de bagaço).

Bananabanana

Poucos alimentos são tão fáceis de encontrar e comprar do que a banana. Esta fruta tão comum é também considerada essencial para uma alimentação saudável. Mas o que a banana tem de tão especial? Ela é uma das maiores fontes de potássio para a alimentação humana, mineral que tem função importante no relaxamento muscular. É graças ao potássio que nossos batimentos cardíacos ocorrem no ritmo certo e nosso músculo esquelético não sofre com cãibras constantes. Além do potássio, a banana é também uma excelente fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico.

abacateAbacate

O abacate é uma das frutas mais completas para a nossa alimentação diária. Nenhuma fruta tem uma composição tão rica em carboidratos, proteínas e lipídeos, os três macronutrientes essenciais para uma dieta saudável. Sua característica mais importante é seu perfil lipídico, já que o abacate é uma fruta oleosa, assim como o açaí, que o torna fonte de vitamina E e ômega 9. Estes nutrientes agem diretamente na melhora do nosso colesterol sérico e do perfil de triglicérides. Apesar de ser um alimento extremamente importante para o organismo humano, o abacate deve ser consumido com cautela, visto que seu perfil lipídico também aumenta seu valor calórico.

Consumir estas cinco frutas ao longo de sua rotina semanal lhe garantirá uma alimentação de qualidade. Vale ressaltar que a ingestão isolada destas frutas não é a única responsável por melhorar sua qualidade de vida; ela deve ser sempre acompanhada de uma alimentação variada e completa, aliada à prática de atividades físicas frequentes.

E você, já consome essas frutas na sua alimentação diária? Tem mais alguma que recomenda? Conte pra gente nos comentários! E deixe seu email logo abaixo:

   Primeiro Nome:
Seu Email Favorito: :

   AQUI A INFORMAÇÃO É COMO NUTRIÇÃO: ALIMENTA !