dieta natural

6 erros que você deve evitar na sua dieta

Fazer dieta não é simplesmente decidir mudar radicalmente sua alimentação: é preciso ter consciência de que força de vontade, dedicação e comprometimento são essenciais para que o resultado final seja o planejado por você. A falta destes três itens essenciais levam várias pessoas a cometer erros comuns, que podem prejudicar a sua reeducação alimentar e perda de peso. Você quer saber quais são eles?

Conheça a seguir os erros que você deve evitar ao entrar em uma dieta!

Saltar refeições

Existe um motivo pelo qual seu nutricionista te orienta a não ficar longos períodos em jejum e fracionar suas refeições ao longo do dia. Saltar refeições, especialmente o café da manhã, almoço e jantar, pode, além de prejudicar sua ingestão de micronutrientes essenciais para sua saúde, aumentar a capacidade de seu organismo de estocar gordura em uma próxima refeição. Nosso corpo foi programado para se proteger de longos períodos em jejum, armazenando a maior quantidade de calorias que ingerimos. Para bloquear este mecanismo é recomendado que os intervalos de três em três horas entre cada refeição seja respeitado, evitando que as calorias ingeridas virem depósitos de gordura.

Retirar algum macronutriente

Se você optou por cortar os carboidratos, as gorduras ou as proteínas da sua alimentação enquanto realiza uma dieta você está fazendo isto errado. O corpo humano precisa de ingerir diariamente quantidades ideais destes macronutrientes, para que funcione normalmente. Sem carboidratos nós não conseguimos produzir energia e nos sentimos mais cansados; sem proteínas nossa musculatura esquelética, o tecido de nossos órgãos e nosso sistema imune são bastante prejudicados e sem lipídios não conseguimos produzir hormônios masculinos e femininos, além de afetar o funcionamento de nossa resposta neurológica. A chave é consumir todos eles com moderação e nas quantidades orientadas por seu nutricionista.

Escolher alimentos só por causa do valor calórico

Nunca troque o pão integral pelo pão branco só porque ele tem mais calorias, como também você não deve optar por todas as versões lights dos produtos que já estava acostumado a consumir. Um produto ter menos calorias não significa, necessariamente, que ele tem valor nutricional superior a um produto um pouco mais calórico. Opte por versões lights ou menos calóricas somente quando o produto não perder em quantidade de fibras, vitaminas e minerais, ou quando seu nutricionista julgar necessário.

Não se exercitar

Reduzir a ingestão de calorias diárias é a melhor maneira para diminuir seu peso corporal total, mas esta ação não é capaz, sozinha, de trazer resultados imediatos e duradouros. Começar uma dieta e evitar, completamente, se exercitar é uma das maiores falhas que um indivíduo pode cometer nesta situação. A atividade física, além de aumentar significativamente seu gasto calórico diário, é responsável por melhorar seu condicionamento físico, sua condição cardíaca e a manutenção de sua saúde. Se você resolveu melhorar a alimentação não deixe também de valorizar a realização de algum exercício durante a semana.

Dormir com fome

Da mesma maneira que saltar refeições é prejudicial para sua perda de peso diária, dormir com fome também e uma atitude que deve ser banida da sua rotina diária, especialmente se você procura melhorar seu peso corpóreo total. O período do sono é caracterizado por longas horas em jejum, podendo variar de 6 a até 12 horas sem comer e mesmo que o corpo esteja com baixa taxa metabólica durante este tempo você pode ter oscilações de glicemia muito intensas ao ficar sem se alimentar. Além disto, no café da manhã seu organismo vai querer estocar mais calorias do que o necessário, para se proteger de outros períodos de jejum. Para ajudar a manter seu peso e a glicemia em níveis normais valorize consumir uma fruta ou um pequeno lanche antes de dormir.

“Chutar o balde” no final de semana

Você fez tudo direitinho durante a semana, comeu bem, se exercitou, mas chegou no final de semana e esqueceu tudo que aprendeu? Então seu trabalho pode ter sido prejudicado. Não é necessário que o final de semana seja também acompanhado de maiores restrições alimentares, mas a moderação aqui é a chave para que seu esforço não seja desperdiçado.

Estes são só alguns erros comuns em quem está começando a fazer uma dieta para perder peso. Para evitar estes e muitos outros escorregões, não deixe de consultar um profissional da saúde (de preferência um nutricionista) para te orientar onde e como mudar sua alimentação.

Você já cometeu algum erro destes enquanto seguia alguma dieta? Conte para nós nos comentários abaixo!

Caso tenha interesse de receber mais artigos de dicas como esta por favor queira cadastrar aqui neste  link QUERO RECEBER MAIS ARTIGO DE SAUDE