Dicas para emagrecer com saúde

 

 Grande parte de sua obesidade depende da sua cabeça. Por isso:

 1.  Procure entender como funciona a sua cabeça e como, de vez em quando, ela faz você engordar ainda mais.

2.  Tome uma decisão positiva no sentido de resolver os problemas emocionais que o fazem comer mais do que gostaria.

3.  Saia da inércia e desse marasmo. Comece a mudar seu ritmo.

4.  Reconheça que precisa de ajuda. Excesso de peso é uma carga muito para ser levado sozinho. É muito importante que você tenha alguém em quem confia e que esteja disposto a ajudá-lo(a) na hora de desespero. Pode ser uma pessoa com problemas semelhantes aos seus, um parente, um conhecido. Mas, acima de tudo, conte sempre com a ajuda de Deus. Ele fez essa máquina maravilhosa que é o seu corpo e tem um enorme interesse em que ele funcione bem.

5.  Escolha o que vai comer e o quanto vai comer, antes de começar. O fato de não ter dieta não significa que você pode comer o que quiser, o quanto quiser e quando quiser. Não existe nenhum alimento proibido, mas o que você come é muito importante. Crie o hábito de fazer escolhas inteligentes antes de almoçar e comer.

6.  Elimine o hábito de comer uma coisinha qualquer, toda vez que está sem nada para fazer. A comida é feita para encher o nosso estômago e não para preencher a nossa vida.

7.  Entre em forma. Quanto melhor a forma física, maior a certeza de que a perda de peso é permanentemente. Entrar em forma é sempre uma coisa positiva. “Tentar perder peso” é que pode soar meio negativo.

8.  Procure identificar todos os lugares onde você costuma comer, no quarto, na sala de jantar, em frente a TV, na cozinha, no carro, no trabalho, etc. procure fazer uma lista dos lugares onde você encontra essa comida.

9.  Anote todas as vezes que você come. Mesmo que seja apenas uma bala, uma fruta, qualquer coisa.

10.      Marque quanto tempo você gasta para fazer cada refeição.

11.      Crie o hábito de anotar como está o seu humor antes de começar a comer. Se está chateado, faminto, solitário, etc.

12.      E depois? Marque também como você se sente depois de ter comido.

Você não precisa mudar tudo na sua vida, pois é claro que nem tudo que você faz está errado. Só tem que mudar aqueles hábitos que fazem engordar. Este é o primeiro trabalho: descobrir esses hábitos.

Viva Mais Leve, pp. 30-31.