8 Remédios Naturais

Você conhece os benefícios do sol para a saúde?

Muito se fala sobre os prejuízos que a exposição excessiva ao sol pode causar. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que o sol, na justa medida, traz inúmeros benefícios para a saúde.

Quer conhecê-los? Então confira nosso artigo e descubra boas razões para usufruir desse remédio natural e completamente gratuito!

O sol ajuda na prevenção do cancro

O corpo humano é capaz de metabolizar a luz solar transformando-a em vitamina D. Essa vitamina, por sua vez, ajuda a prevenir e combater diferentes tipos de cancro, principalmente o de cólon e de mama.  Isso, por si só, é um bom motivo para tomar banhos de sol, não é mesmo?

A luz solar é benéfica para pessoas com Alzheimer

Pesquisas clínicas recentes apontam que a exposição ao sol durante o dia, quando alternada com a escuridão noturna, auxilia efetivamente na melhora de algumas características do Alzheimer, diminuindo bastante a agitação e irritabilidade.

benefícios do sol

Foto: Sol – Fonte de Vitamina D

Exposição solar com moderação faz bem à pele

A exposição ao sol pode ajudar a tratar problemas de pele, como por exemplo, a psoríase. De acordo com especialistas, terapias baseadas em banhos de sol durante um mês reduzem consideravelmente os sintomas dessa doença. Além disso, a absorção de vitamina D auxilia na síntese de colágeno para a cútis.

Cumpre ressaltar que esses benefícios só ocorrem quando a exposição ocorre no horário e na dose certa; caso contrário, o resultado é a ocorrência de vermelhidão, rugas e até mesmo câncer de pele.

A luz do sol melhora o sono

A luz solar melhora a qualidade do sono, minimizando as ocorrências de insônia. Isso acontece porque quando a luz do sol atinge os olhos, a glândula cerebral que produz o hormônio do sono (melatonina) recebe uma mensagem do nervo ótico, diminuindo assim a secreção ocular e fazendo com que o indivíduo durma bem.

Em outras palavras, a luz do sol aumenta a produção de melatonina durante a noite e isso garante a qualidade do sono.

A luz solar ameniza a depressão

A exposição diária ao sol aumenta a sensação de bem-estar e ameniza os sintomas de depressão. De acordo com inúmeras pesquisas, a luz solar está profundamente ligada ao humor e, para especialistas, o sol aumenta os níveis de serotonina, um dos mais eficazes antidepressivos naturais.

Está comprovado! Em dias ensolarados as pessoas ficam mais animadas e dispostas do que em dias nublados.

A luz do sol contribui para a saúde óssea

Como você já sabe, a luz solar produz vitamina D, que favorece a absorção de cálcio pela estrutura óssea. A saúde e densidade dos ossos estão profundamente ligadas aos níveis de vitamina D no sangue. Isso significa que quanto mais vitamina D a pessoa tiver, menos riscos de sofrer fraturas ela terá.

Vale destacar que, para os idosos, a exposição ao sol é ainda mais importante, pois com o passar dos anos, os indivíduos na terceira idade perdem naturalmente a força e o equilíbrio. Sendo assim, qualquer fratura pode ser altamente danosa.

E aí, você já conhecia todos os benefícios do sol? Aproveitar a luz solar faz parte da sua rotina? Compartilhe conosco as suas opiniões e experiências através dos comentários. Até a próxima!

 

Mais de 8 Remédios Naturais

Você sabe o que são os 8 remédios naturais?

 8 Remédios Naturais Encontrado na Natureza Nunca se falou tanto sobre bem-estar e qualidade de vida quanto hoje e, em meio às doenças e males do século, os especialistas são unânimes ao afirmar que a prevenção é a melhor estratégia para garantir saúde e longevidade. Ao contrário do que muitos pensam, a prevenção não envolve investimento financeiro, mas disciplina, vontade e sabedoria para fazer as escolhas certas. Talvez você não tenha se dado conta, mas ao nosso redor existem remédios naturais e gratuitos, deixados por Deus para garantir o bem viver, prevenir doenças, manter e recuperar a saúde. Quer conhecê-los? Então continue lendo o nosso artigo!  1.   Água  – Primeiro dos 8 remédios naturais  Água é um remédio natural indispensável para o bom funcionamento do organismo, até porque é responsável por purificar o corpo, resfriá-lo, hidratá e manter o equilíbrio químico adequado. Aproximadamente 70% do nosso corpo é composto por água e a perda de 20% desse líquido poderia ser fatal. Diante disso, é fundamental transformar o consumo de água em um hábito cotidiano. Tome entre 1,5 e 2 litros diariamente para garantir uma boa hidratação e funcionamento dos rins. 2.  Ar puro – Segundo dos 8 remédios naturais Uma pessoa pode viver algum tempo sem água, sem comida, mas não sobrevive se passar alguns minutos sem ar. Só para se ter uma ideia, cinco minutos sem respirar são suficientes para causar lesões irreversíveis no cérebro. O fôlego de vida é indispensável e, justamente por isso, é preciso respirar ar puro. Na prática, isso significa abrir as janelas da casa para deixar o ar fresco invadir o ambiente, se exercitar ao ar livre, manter contato com a natureza, melhorar a postura para respirar de maneira … leia mais