Exercícios

praticar exercícios

Praticar exercícios traz grandes benefícios para sua saúde

Muitas pessoas levam uma vida sedentária pelo simples fato de não gostarem de ir à academia e não praticar exercicios.

A boa notícia é que ninguém precisa transformar isso em desculpa para ficar parado, já que é possível exercitar-se ao ar livre e ainda maximizar os benefícios da atividade física regular. Caminhar, correr ou andar de bicicleta em áreas externas são grandes aliados da saúde mental e corporal, e podem ser mais eficientes e saudáveis do que se exercitar em ambientes fechados.

Quer descobrir quais são as principais vantagens de se exercitar a céu aberto e em contato com a natureza? Então continue lendo o nosso artigo!

Aumentar o equilíbrio emocional

Praticar exercícios ao ar livre traz diversos benefícios, entre eles:

  • Ajuda a diminuir os níveis de estresse;
  • reduz a tensão e a ansiedade;
  • minimiza os riscos de depressão, elevando a autoestima;
  • melhora o humor;
  • e aumenta a disposição para realizar as atividades diárias.

Em outras palavras, os exercícios em ambientes externos contribuem consideravelmente para manter suas emoções equilibradas.

Flexibilizar seus horários

Academias possuem horários predefinidos e nem sempre ficam próximas de casa, o que dificulta a rotina de exercícios nesses estabelecimentos. Já os exercícios ao ar livre podem ser realizados a qualquer hora, em calçadões, praças, campos, parques, áreas reservadas para a prática esportiva e academias comunitárias. Isso facilita o encaixe das atividades esportivas no dia a dia.

Melhorar a sensação de bem-estar

Entrar em contato com a natureza, desafiar o organismo, ter a liberdade de ditar o próprio ritmo e sentir o vento bater no rosto são alguns dos benefícios que as pessoas que se exercitam ao ar livre experimentam, produzindo uma intensa sensação de bem-estar. Muita gente, inclusive, começa a ver a atividade física de forma diferente após se exercitarem em espaços abertos.

Desfrutar dos efeitos positivos para o corpo

Assim como os exercícios na academia, as atividades ao ar livre também trazem benefícios para o corpo: malhar a céu aberto ajuda diretamente no emagrecimento e controle de peso, melhora a saúde óssea, tonifica o corpo, fortalece os músculos e otimiza a circulação sanguínea.

Maximizar a sensação de relaxamento

Longe da música alta, dos flashes de televisão e das luzes artificiais da academia, quando se está do lado de fora, é possível se exercitar intensamente sem nenhum desgaste mental, o que significa que a sensação de relaxamento é maior.

Prevenir doenças

Veja de que formas as atividades aeróbicas a céu aberto podem melhorar sua saúde:

  • Elas melhoram a oxigenação cerebral;
  • turbinam o sistema cardiopulmonar;
  • previnem sérios problemas como hipertensão, obesidade e diabetes;
  • e diminuem as chances de doenças cardiovasculares, reduzindo significativamente os riscos de infarto.

Respirar ar puro

Todo mundo precisa de ar puro, e as atividades como caminhadas, ciclismo, surf, vôlei de praia, escalada e ginástica em espaços abertos oferecem a possibilidade de respirar um ar menos poluído. Mas atenção: é preciso fugir do trânsito, escolhendo se exercitar em refúgios mais arborizados dentro da cidade, como parques, praças, etc.

Que tipo de benefícios você experimenta quando se exercita ao ar livre? Compartilhe conosco através dos comentários!

Mais de Exercícios