Leites Vegetais

Bebidas vegetais e seus benefícios para a saúde

Bebidas vegetais ou leite vegetais são melhores do que leites de origem animal, dicas de preparo e receitas doces e salgadas com sabores surpreendentes você pode encontrar neste post, continue lendo.

Bebidas Vegetais são elaborados a partir de grãos tais como amendoim, arroz integral, aveia, quinoa, a soja (orgânica), castanhas em geral como a do pará e as amêndoas. É uma alternativa saudável ao leite bovino.

As bebidas vegetais também são ingredientes para preparar vitaminas, mingaus, sorvetes e iogurtes de forma natural.   As bebidas vegetais são muito mais saudáveis do que o leite animal, pois contêm minerais, vitaminas e fibras, e nos permitem brincar com os sabores.

button_receita-gratis-de-bebida-vegetal-cadastre-aqui

Bebidas vegetais um grande benefício para saúde

  • Não contém lactose e nem colesterol;
  • Baixo teor de gorduras;
  • Alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas para o coração;
  • Alto teor de vitamina B;
  • Relação equilibrada entre o sódio e o potássio;
  • São perfeitos para pessoas que realizam o processo digestivo lentamente, que apresentam problemas de prisão de ventre, cólon irritável etc.

 

As bebidas vegetais também conhecidas como leites vegetais é uma alternativa saudável, trocar o leite animal pelo leite vegetal é definitivamente um ótimo negócio.

Pense bem: leite vegetal tem fibras, zero colesterol, gorduras saudáveis, que saciam e protegem o coração, e uma grande variedade de minerais e vitaminas que agem de maneira positiva no organismo.

Já o leite animal contém gordura saturada e colesterol, dois inimigos de quem tem problemas cardíacos, muito sódio, que é péssimo para o hipertenso, e a famigerada lactose, o açúcar do leite um número sempre maior de pessoas apresenta problemas em digerir.

button_ebook-gratis-conselho-sobre-regime-alimentar

Bebidas Vegetais: Leite de Amêndoa

O leite ou bebida de amêndoa é mais uma alternativa ao leite bovino, especialmente quando este provoca alergia ou não é bem tolerado. Embora o leite de amêndoa apresente diversas vantagens sobre o de vaca, seu valor nutricional é inferior.

Algumas marcas disponíveis no mercado são enriquecidas com cálcio e vitaminas A, D, E B12.

O fator desfavorável é que o leite envasado pode conter uma quantidade maior de açúcar.

Propriedades

Além das propriedades comuns a todos os leites vegetais, o de amêndoa:

  • É rico em vitaminas do complexo B e em vitamina E.
  • Fonte de cálcio, magnésio e potássio.
  • Adequado para repor as perdas de minerais em caso de gastrenterite ou diarreia.
  • Recomendado em caso de eczema infantil.
  • Tem baixo nível de colesterol.
  • É prebiótico, contribuindo para regenerar a flora intestinal

 

Ingredientes para quatro porções de 250 ml

  • 250 g de amêndoas
  • 4 a 6 tâmaras ou um punhado de uvas-passas sem sementes, ou ainda 2 colheres (sopa) de melado ou açúcar demerara.
  • 4 copos de água
  • Meia colher(chá) de canela em pó ou essência de baunilha

 

Preparo

O modo de preparo é o mesmo usado para os demais leites vegetais em geral. As amêndoas podem ser descascadas antes de ser moídas, escaldando-as  em água fervente.

Observação: Ainda que com muito menor frequência do que ocorre com o leite bovino, o de amêndoa ou de avelâ pode desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis a elementos causadores de alergias.

bebidas vegetais QDR diária recomedada

 

Um estudo  publicado na Revista da Associação Médica Brasileira – “Intolerância à lactose: mudança  de paradigmas com a biologia molecular”-, mostrou que entre os brasileiros, 100% do orientais, 80% dos negros, 57% dos mulatos e 57% dos brancos são intolerantes à lactose devido à genética.

Segundo a Federação Brasileira de  Gastroenterologia, estima-se que 50% dos brasileiros sejam intolerantes à lactose. Problema que provoca gases , cólicas, diarreia e inchaço na barriga após o consumo de leite ou derivados.

A ONG norte-americana Comitê Médico para uma Medicina Responsável (PCRM) revela também que o consumo  de leite animal está ligado a obesidade, anemia, infecções de ouvido, constipação, problemas respiratórios, doenças  cardíacas, alguns tipos de câncer, inflamações nas articulações e desenvolvimento de alergias do trato respiratório.  Isso porque o leite animal foi desenvolvido para atender as necessidades nutricionais do bezerro ou do cabrito, que precisam de uma quantidade bem maior de gorduras, sódio, cálcio e outros nutrientes.  Para os bebês humanos, o único leite saudável é o materno. E, quando adultos, os vegetais.

 

Conclusão

As bebidas vegetais são uma opção muito boa para quem quer substituir o leite animal – pois são nutritivos, naturalmente sem lactose e saborosos.

Neste post, ensinamos receitas bem legais, e sobre os seus aspectos nutricionais

E agora nós queremos saber: qual é o seu Leite Vegetal favorito?

E outra coisa se você achou esse post muito útil, compartilhe com alguém que você conhece.  Aliás, informação boa deve ser compartilhada, não é verdade? E aproveite no Link Abaixo e Cadastre-se para recebem totalmente GRÁTIS em sua casa Receitas de Leite Vegetal . 

button_receita-de-leite-vegetal-cadastre-se-aqui

 

 

 

 

Mais de Leites Vegetais