Leites Vegetais

leite vegetal

Leite vegetal: quais são os tipos de leite vegetal que existe?

O leite é uma bebida de coloração próxima ao branco e com textura um pouco mais viscosa do que os sucos e a água, graças a seu teor um pouco mais elevado de gorduras. Seu nome, todavia, não pode ser relacionado somente com o leite produzido por animais mamíferos, que têm nessa bebida uma das fontes nutritivas para alimentar suas crias. O leite também pode ser encontrado, de maneira e composição diferentes, em fontes vegetais — como algumas frutas, cereais e nozes. Que tal aprender um pouco mais sobre essas versões? Então confira agora mesmo nosso post:

Leite Vegetal de soja

O leite derivado da soja é, talvez, a versão de leite vegetal mais consumido e conhecido em todo o mundo, já que é considerado uma das melhores alternativas vegetais para o leite de vaca. Essa bebida é fonte importante de proteínas, de fibras e de cálcio, mineral comumente deficiente em indivíduos que não consomem leite animal.

Como qualquer fonte vegetal, o leite de soja não tem colesterol e sua composição lipídica é menor que a do leite de vaca. Seu consumo também é relacionado à melhora de sintomas pós-menopausa em mulheres — graças ao efeito hormonal da soja — e à redução do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e até câncer.

Leite Vegetal de gergelim

Algumas sementes são extremamente poderosas para a nossa saúde. O gergelim, além de ser fonte de gorduras essenciais para a saúde, também é rico em proteínas e ácido fólico em sua composição. O leite desse alimento pode ser produzido em casa: é só deixar as sementes de molho em água por aproximadamente oito horas, depois bater tudo no liquidificador, resultando, assim, em uma bebida leitosa muito saborosa.

Leite Vegetal de quinoa

A nova queridinha da alimentação saudável, a quinoa, é também capaz de produzir seu próprio leite. A bebida, feita com quinoa e água batida no liquidificador, é rica em proteínas essenciais para nossa saúde, ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, fornecedora de significativas quantidades de fibras alimentares, que ajudam a controlar a glicemia e o colesterol no nosso sangue.

Leite Vegetal de arroz

Ninguém seria capaz de imaginar que o arroz produz leite, não é mesmo? Essa bebida, além de ser fonte importante de carboidratos e proteínas, também é rica em vitaminas do complexo B, que tem funções importantes no nosso metabolismo e na qualidade da nossa pele. Esse leite também pode ser produzido em casa, ao deixar o arroz de molho por aproximadamente dez horas e bater essa concentração junto com água! Simples e nutritivo!

Leite Vegetal de amendoim

O amendoim é uma das oleaginosas mais consumidas em nossa alimentação. Sua composição lipídica é extremamente importante e benéfica para o aumento de produção do colesterol bom, o HDL, e para a redução do colesterol ruim, o LDL, já que ela influencia na ação antioxidante desse alimento.

O leite ainda contém boas quantidades de minerais como o potássio, o magnésio e a vitamina E, além de ter um sabor bastante característico. Esse leite também pode ser produzido em casa, deixando-se o alimento de molho e batendo com água.

Leite Vegetal de linhaça

A linhaça é uma das sementes mais adoradas por entusiastas de uma alimentação natural e saudável. Além de sua composição lipídica ser considerada uma das mais nutricionalmente ricas das sementes consumidas por humanos, ela também é importante fonte de fibras alimentares e de antioxidantes naturais. O leite, que pode ser preparado em casa, é feito à base de suas sementes, que ficam de molho e são batidas para produzir uma bebida mais viscosa e saborosa.

Esses são só alguns dos leites vegetais que podemos preparar em casa ou comprar já prontos para o consumo. Todos eles podem ser bons substitutos para o leite animal, desde que o restante da alimentação seja balanceado e completo em vitaminas e minerais essenciais para a manutenção de uma boa saúde. Para que você não tenha problemas com a substituição de suas porções de leite de vaca por leites vegetais, não deixe de consultar um nutricionista para adequar sua alimentação.

E você, já consumiu algum desses leites? Tem uma versão favorita? Gostaria de sugerir alguma receita com essas bebidas? Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões e dicas! Participe!

Mais de Leites Vegetais