leite de amêndoa

Tudo o que você sempre quis saber sobre o leite de soja!

A soja é um alimento saudável e versátil, tanto que esse grão é muito utilizado no preparo de diferentes pratos. Em países do Oriente, especialmente Japão e China, a soja faz parte do cardápio cotidiano; no entanto, seus benefícios estão fazendo com que esse grão se popularize também em outros países, incluindo o Brasil.

Por aqui, uma das formas mais comuns de consumir a soja é bebendo o leite produzido a partir desse ingrediente. Quer conhecer um pouco mais sobre como essa bebida funciona? Então continue lendo o nosso artigo e descubra os segredos do leite de soja. Acompanhe-nos!

O leite de soja previne e ajuda no controle da diabetes

O leite de soja contém 40% de proteína na sua composição, o que ajuda a equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue. Consequentemente, afasta-se assim a chance de aparecimento da diabetes tipo 2, bem como aumenta a prevenção de problemas nos rins – como insuficiência renal.

O leite de soja é livre de colesterol e gordura saturada

Embora o leite de soja não seja uma fonte proteica tão completa quanto o leite de vaca ou o ovo de galinha, ele é importantíssimo para manter uma dieta rica e equilibrada – afinal, não contém colesterol e gordura saturada, sendo uma opção extremamente saudável nas refeições rotineiras e preparo de pratos mais elaborados.

O leite de soja é vitaminado e poderoso

Ao contrário do que muitos pensam, o leite de soja não é um alimento fraco, uma vez que ele é rico em proteínas, além de ser fonte de vitamina B12. Para completar, ele possui isoflavona, um componente muito eficiente na prevenção de câncer de mama, câncer de próstata e câncer de cólon do útero. Além disso, a isoflavona existente no leite de soja alivia os sintomas da TPM e da menopausa.

Ele é rico em cálcio

Embora a quantidade de  cálcio presente no leite de soja seja menor do que a quantidade contida no leite de vaca, ainda assim ele é um grande aliado na prevenção e combate à osteoporose. Além disso, ele se configura como uma ótima alternativa para quem tem intolerância à lactose e quer evitar problemas ósseos.

Esse leite ajuda no emagrecimento

Por possuir peptídeos ativos na sua formulação, o leite de soja auxilia na queima de gordura corporal. Cumpre ressaltar que, sozinho, o alimento não é suficiente para esse fim, mas quando associado a uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares, os resultados são muito positivos.

O sabor pode ser surpreendente

Como tudo que não estamos acostumados, em um primeiro momento, o sabor do leite de soja pode parecer estranho. No entanto, existem opções no mercado em que esse leite é misturado com frutas, chocolate ou usado no preparo de hambúrgueres, tofus etc. Nesses casos, o sabor fica bem similar aos produtos comuns e, em muitas situações, é até mais gostoso.

Tome com moderação

Mesmo que os benefícios do leite de soja sejam incontáveis, o excesso pode ser prejudicial para o organismo. Quem tem hipotireoidismo, por exemplo, precisa moderar o consumo, por causa da isoflavona. O ideal é que se consuma 500 ml de leite de soja por dia para assegurar os benefícios sem haver prejuízos.

Quanto às crianças, idosos e gestantes, é necessário evitar o leite de soja industrializado, pois ele pode comprometer a absorção de ferro, zinco e cálcio. Nesse caso, o mais indicado é preparar o alimento em casa. Já existem máquinas de preparo doméstico de leite vegetal que, além de serem baratas e fáceis de usar, possibilitam o preparo de leite de soja, gergelim, amendoim, coco, arroz, amêndoa e castanha. Tudo isso sem conservantes e aditivos artificiais, o que é muito melhor para a saúde.

E aí, gostou de saber mais sobre o leite de soja? Esse alimento já faz parte do seu cardápio? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários.